segunda-feira, 25 de outubro de 2010

HIPERTEXTO

            O Hipertexto e um texto a partir de um outro texto que frisa a evolução, desenvolvimento e avanço das novas tecnologias  no nosso cotidiano. Trata se de uma comunidade em rede, sabemos que ao longo da história e a cada momento os computadores estão sendo incorporados, cada vez mais, em todos os setores da nossa sociedade. Então surge conceitos que provocam várias modificações nos valores da sociedade.Um desses conceitos é o de multimídia que segundo palavras do professor Nelson Pretto: “Constitui-se num conjunto de possibilidades de produção e utilização integrada a todos os meios de expressão e de comunicação”, O hipertexto possibilita a livre escolha do caminho a ser percorrido pelo usuário, agregando-se recursos como sons, imagens, animação tornando-se consulta mais fácil e atraente.
O hipertexto pode ser usado para disponibilizar a informação em catálogo de produtos, apresentação de empresas, softwares educacionais, publicação na Internet, Helps nos CD ROMS, WINDOWS, e outras aplicações.O Sistemas de hipertexto enquanto ferramentas de ensino e aprendizagem parecem facilitar um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela direta e explicita. Em um ambiente escolar onde se trabalha com hipertexto se transforma num espaço apropriado ao ensino e aprendizagem colaborativos, mas também adequado ao atendimento de diferenças individuais, quanto ao grau de dificuldades, ritmo de trabalho e interesse. Hipertextos se constituem como recursos importantes para organizar material de diferentes disciplinas ministradas simultaneamente ou em ocasião anterior e mesmo para recompor colaborações preciosas entre diferentes turmas de alunos.                                                                                                                                                                                

Nenhum comentário:

Postar um comentário