domingo, 12 de dezembro de 2010

Pensando sobre possíveis mudanças e contribuições das Tecnologias

Pensando sobre possíveis mudanças contribuições das tecnologias.

O computador e a internet, nas escolas  contribuem de forma bem significativa para a aprendizagem dos educandos desde que haja um planejamento prévio do que irá ser trabalhado associando com a área do conhecimento da qual o professor esteja regendo. Não há como comparar o trabalho do professor apenas com o quadro giz, pois as tecnologias estão fazendo a diferença nas diversas áreas do currículo escolar. Como afirma Pedro Demo “A linguagem do século XXI – tecnologia, internet – permite uma forma de aprendizado diferente”.
Segundo José Armando Valente, há duas formas de utilizar o computador: de forma instrucionista ou construcionista cabe ao professor escolher de que forma quer utilizá-lo. Valente deixa claro que na forma instrucionista o professor estará usando a tecnologia apenas como uma ferramenta a mais na maneira tradicional de transmitir conteúdos, ou seja, o professor estaria informatizando os métodos tradicionais de instrução. Já na forma construcionista o aluno passa a ser o construtor de seu próprio conhecimento e a ênfase está na aprendizagem e não na instrução. Vale lembrar, que a sociedade de hoje cobra profissional preparados para lidar com as mudanças tecnológicas, que sejam críticos, pensantes e capazes de adaptar-se às constantes mudanças. O que o professor precisa hoje é se disponibilizar para a mudança ocorrer, sendo à saída da forma tradicional de ensinar adequando ao cotidiano às inovações tecnológicas. Cada docente pode encontrar sua forma mais adequada de integrar as várias tecnologias e procedimentos metodológicos.
Boa parte das aulas pode passar a ser processo contínuo de informação, comunicação e de pesquisa junto ao computador e internet, a construção do conhecimento poderá ser de forma individual ou coletiva, os alunos se tornarão participantes ativos e abertos para aprendizagem de uma nova abordagem, vale ressaltar o professor deve ser um facilitador do processo ensino aprendizagem e o aluno construtor do seu próprio conhecimento.


MARIA DE NASARÉ GOMES DA CRUZ.

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